segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Plágio

Sobre a questão do plágio.

Veja, comumente vemos alunos fazendo o tão falado "Ctrl V" e "Ctrl C", até eu mesmo já o fiz, mas apenas quando me foi pedido um trabalho de D.administrativo por um amigo, pois o mesmo havia perdido quase todo um semestre, devido a problemas de saúde. Mesmo assim fui obrigado a ler todo o conteúdo a ser transportado, organizar os textos para que ficassem coerentes e concisos e se encaixassem de maneira tal, que convencesse o "mestre".

Ainda assim, sem querer ser melhor que alguém, me senti muito mal com aquela situação.
Creio, então, tudo deva ser uma questão de ética, àquele que realmente sabe o que significa ética em seu âmago.

Na realidade, o plágio pode não significar nada para muitos que o fazem, é como receber e passar uma nota falsa; há, eu que não vou ficar com essa bomba, quem quiser que pague!!!
Mas, se realmente sois comprometido com a ética e com a moral, se não tens como reaver o teu dinheiro, localizando aquele que te passou a cédula falsa, deves arcar com o prejuízo, caso contrário estás, como no plágio, cometendo um crime.
Eu tenho uma page no 4 shared e tenho alguns trabalhos lá. Depois de uma pane no HD do meu notebook, não mais arrisco deixar trabalhos na memória; ou nas caixas de e-mails ou na minha caixa no 4 shared.
O resultado é que, alguns trabalhos meus já estão com mais de 20 downloads, ou seja, pelo menos 20 alunos, de um mesmo curso que o meu, em alguma faculdade qualquer, estando mais ou menos em um mesmo período, devido ao assunto, não precisaram pensar para confeccionar um trabalho, simplesmente fizeram o "copiou", "colou"!!!
Na realidade o prejuízo é deles, eu já aprendi e postei um trabalho meu, extraído de leitura aplicada, conferido pelo Professor da Cadeira, apresentado e estudado por mim, mas, plagiado, sem que houvesse esforço algum, a não ser com os dedos, por alguns outros alunos.

O prejuízo é relevante; é o mesmo que você ler um livro e assistir um filme. O livro, faz com que o leitor se tele transporte àquele lugar, época, caso, situação. A Televisão já te entrega a informação pronta, sem que necessite pensar e criar situações; raciocinar.

Esta é a fotografia do aluno atual, passei 22 anos afastado dos estudos que nunca foi, na realidade, meu companheiro de verdade mas, voltei às aulas e encontrei alunos PAI: Preguiçosos, Acomodados e Incompetentes.

"This is the reality of current student".
Pronto, copiei e colei do tradutor!!!

See u.

Postado em Lucubrações do Ksar:
http://cronicasdoksar.blogspot.com/

Pax Et Lux

Nenhum comentário:

Postar um comentário